03 outubro 2011

Ainda me perguntam para que serve filosofia...

No Blog do Reinaldo Azevedo, colunista da VEJA, encontramos uma ótima ocasião de demonstrar porque a filosofia é necessária.

Abaixo o link para o artigo do Reinaldo (cuja grande tese é a de que o Brasil precisa mais de engenheiros e menos sociólogos e filósofos.)

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-brasil-precisa-de-menos-sociologos-e-filosofos-e-demais-engenheiros-que-se-expressem-com-clareza/

Agora minha resposta, que obviamente o articulista não publicou pois seria o reconhecimento das suas falácias:


O Brasil realmente precisa de mais engenheiros, mas isso não significa que precise de menos sociólogos. Esse procedimento do texto é conhecido na lógica filosófica como falso dilema(Quando sugerimos que as coisas são “A ou B” quando poderiam perfeitamente ser “A e B”). Na verdade, quanto mais engenheiros que sejam pensadores também da sociedade e da perspectiva ética de sua profissão, melhor.
O autor mostra pela segunda vez que desconhece o que seja Sociologia. Faz ainda pior: desconhece a diferença entre Sociologia e Filosofia. Marx é só mais um filósofo. Importante, sem dúvida, por ser um dos fundadores das ciências sociais, mas questionável (como todo filósofo). Aulas de sociologia são para que nossos estudantes possam se aprofundar no conhecimento das relações sociais e na sua formação cultural com todos os problemas que disso surgem.As aulas de filosofia são para conhecer a tradição do pensamento ocidental e criar o hábito de pensamento lógico, refletindo sobre problemas de ordem ética, metafísica, epistemológica, estética e política (não apenas essa).


Falar mal de Marx é outro procedimento que o estudo da lógica informal chama de falácia do espantalho: tomar a parte pelo todo e pretender atingir o todo questionando a parte (Seria o mesmo que descartar toda a Física porque a teoria de Newton não explica o comportamento da luz).Será que o colunista nunca teve aulas de filosofia? Apesar de Marx, os filósofos continuam pretendendo compreender o mundo e, sem dúvida, isso é fundamental para nossos alunos tão carentes de capacidade reflexiva. Ah, isso também vale para engenheiros.




Tiago Luís - ex-estudante de Engenharia Elétrica da UFMG. Mestre em Filosofia pela mesma instituição.

3 comentários:

  1. Muito boa a sua resposta professor.... fazia tempo que eu queria responder este cidadão, mas a longa jornada de trabalho nos impede até mesmo de parar usn instantes para formular uma contra resposta. Além do aspecto formal/lógico, este colunista comete erros de conteúdo... é lamentável que tenhamos pessoas assim formando opinião aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. "tomar a parte pelo todo e pretender atingir o todo questionando a parte" (Anotei no caderninho,AUhaAHUhauhua.)
    Boa resposta,infelizmente o colunista não demostra ter o mesmo compromisso com a lógica.
    Na minha percepção,analisando o contexto geral(Veja,o Artigo e Brasil),o colunista esconde sua má fé por trás de uma suposta ignorância.

    ResponderExcluir