22 setembro 2009

Onde está a democracia? (resenha)

85-7041-319-X
A editora UFMG reimprimiu recentemente o livro-cartilha sobre a democracia no Brasil intitulado “Onde está a democracia?”. É uma obra de fácil acesso, cujos autores (José Eisenberg e Thamy Pogrebinschi) merecem um elogio pela simplicidade e didática.

O texto trata não só da explicação de termos como Democracia, República Federativa, Constituição,Três Poderes, mas também faz questão de mostrar como essas instâncias são praticadas no Brasil: as várias constituições, o processo legislativo, as interferências entre os poderes, os partidos e suas tendências, para citar alguns exemplos.

O livro consegue superar a expectativa do leitor, pois além de explicar o funcionamento da política brasileira, também atenta para o poder da mídia, para a importância do voto, da participação na esfera pública, para o acesso à justiça, e sobre direitos e deveres. Esse importante adendo encontra-se no capítulo chamado “Para além das eleições” e mostra que política não é atividade exercida apenas pelos políticos profissionais, mas por todas as pessoas conscientes de seu papel cidadão.

Seria, no entanto, injusto, deixar de mencionar as ilustrações de Adão Iturrusgarai e Laerte. Os desenhistas foram brilhantes e, sem perder o bom humor, traduziram em figuras e charges o espírito do texto. Pode-se afirmar que raras vezes ilustrações casaram-se tão bem com o conteúdo de um livro.

“Onde está a democracia?” figura, dessa forma,  nessas exceções em que a escrita simples, charges e ilustrações não significam pobreza de conteúdo e não implicam simplificações redutoras. Pelo contrário, o livro informa, critica, incentiva e, o mais importante, provoca. Parabéns à editora UFMG pela reimpressão, essa obra não pode deixar de ser lida.

Para compras online no website da editora, siga o link: http://www.editoraufmg.com.br/carrinho.asp?codigo_produto=1218

Tiago Luís T. Oliveira – professor de Filosofia.

ANEXO:
processo-legislativo