03 julho 2010

Antologia de textos filosóficos

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná tem surpreendido pela boa vontade política em democratizar o ensino. Uma primeira mostra disso foi a elaboração do livro didático público, uma obra feita em mutirão pelos professores da rede estadual paranaense. (O livro de filosofia pode ser baixado clicando aqui).

A novidade agora é que o Estado do Paraná disponibilizou uma Antologia de Textos Filosóficos, com traduções de excertos de obras de vários filósofos, precedidos por uma devida introdução. As introduções e traduções foram feitas por especialistas das universidades do sul. A antologia, que pode ser baixada aqui, é distribuída gratuitamente e pode ser utilizada livremente, desde que respeitando a sua correta citação.

Como toda antologia, o corpo disponibilizado pela Secretaria de Educação do Paraná apresenta alguns textos dos quais poderíamos perguntar se são mesmo essenciais no debate filosófico, afinal são 736 páginas! A quantidade de textos de Gramsci é um exemplo disso. A inclusão de Bornheim é explicável por ser ele um filósofo brasileiro. Sentimos também a ausência de alguns textos clássicos como a Ética a Nicômaco (Aristóteles). No mais, a escolha dos Filósofos que compuseram a antologia me pareceu acertada.