03 julho 2010

Antologia de textos filosóficos

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná tem surpreendido pela boa vontade política em democratizar o ensino. Uma primeira mostra disso foi a elaboração do livro didático público, uma obra feita em mutirão pelos professores da rede estadual paranaense. (O livro de filosofia pode ser baixado clicando aqui).

A novidade agora é que o Estado do Paraná disponibilizou uma Antologia de Textos Filosóficos, com traduções de excertos de obras de vários filósofos, precedidos por uma devida introdução. As introduções e traduções foram feitas por especialistas das universidades do sul. A antologia, que pode ser baixada aqui, é distribuída gratuitamente e pode ser utilizada livremente, desde que respeitando a sua correta citação.

Como toda antologia, o corpo disponibilizado pela Secretaria de Educação do Paraná apresenta alguns textos dos quais poderíamos perguntar se são mesmo essenciais no debate filosófico, afinal são 736 páginas! A quantidade de textos de Gramsci é um exemplo disso. A inclusão de Bornheim é explicável por ser ele um filósofo brasileiro. Sentimos também a ausência de alguns textos clássicos como a Ética a Nicômaco (Aristóteles). No mais, a escolha dos Filósofos que compuseram a antologia me pareceu acertada. 


O que ficou sem explicação foi a ordem totalmente aleatória em que os textos aparecem. Não segue uma ordem cronológica (o texto começa com Agostinho, volta para Aristóteles, avança novamente até o brasileiro Bornheim, retorna para Descartes...Platão é dos últimos). Mas também não segue uma ordem temática. Os textos poderiam ser reunidos em torno de temas como ética, política, conhecimento, metafísica, estética. Isso no entanto também não foi feito.

Apesar desses pequenos furos, é preciso reconhecer a grandiosidade dessa iniciativa. A Antologia de Textos Filosóficos serve muito bem como uma biblioteca virtual de acesso gratuito. Não só os professores e alunos do Paraná, mas todo e qualquer leitor em língua portuguesa tem agora em mãos (ou em tela)  textos filosóficos básicos, traduzidos com qualidade e bem apresentados por filósofos especialistas naqueles autores.  

Cabe, sobretudo, elogiar a iniciativa. Para nós, que nos preocupamos com a qualidade da educação, é revigorante saber que há bons projetos e verdadeiro empenho na democratização do conhecimento, somadas à valorização do professor. Esperamos sinceramente que o exemplo seja seguido nos demais estados do País. 

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