21 março 2015

50 tons de filosofia

O que é filosofia, por 50 filósofos[1]

Perguntamos aos vários entrevistados para nosso programa de internet (podcast) Philosophy Bites (bocados de filosofia) a simples questão ´O que é filosofia?’. Eles não foram avisados da questão. Suas respostas nos surpreenderam. A combinação de perspectivas foi iluminadora. Aqui estão elas em ordem alfabética.
Marilyn Adams: Filosofia é dar duro pensando sobre as mais importantes questões e tentar trazer clareza analítica tanto às questões quanto às respostas.
Robert Adams: Filosofia é o que os filósofos fazem. Isso é importante porque não quero ser “mente fechada” sobre o que constitui a filosofia. Há certas maneiras de fazer filosofia que são tão diferentes da maneira como eu e a maioria dos filósofos de língua inglesa fazemos que eu deveria hesitar em dizer que eles e nós praticamos a mesma disciplina. Mas penso que seria indevidamente imperialista em dizer que eles não estão fazendo filosofia.
Peter Adamson: Nossa, penso que a filosofia é o estudo dos custos e benefícios que decorrem quando você toma certa posição. Por exemplo, se você argumenta sobre o livre arbítrio e está tentando decidir se é compatibilista ou incompatibilista – o livre arbítrio é compatível com o determinismo causal? – o que você está descobrindo são quais problemas e benefícios você têm em dizer que é compatível, e quais problemas e benefícios se ganha dizendo que é incompatível.
John Armstrong: Filosofia é o amor bem sucedido do pensamento.
Catalin Avramescu: Vocês me acertaram com essa pergunta. É um pouco como o que Agostinho famosamente disse sobre o conceito de tempo. Quando ninguém me pergunta sobre isso, eu sei. Mas quando alguém me pergunta sobre o que o conceito de tempo é, percebo não saber.
Simon Blackburn: Bem, é um processo de reflexão sobre os conceitos mais profundos, isto é, estruturas do pensamento, que definem a maneira como pensamos sobre o mundo. Portanto, são conceitos tais como razão, causa, matéria, espaço, tempo, mente, consciência, livre arbítrio, todas aquelas grandes palavras abstratas, e criam tópicos, e as pessoas tem pensado sobre eles por dois milênios e meio, e espero que continuem pensando neles nos próximos dois milênios e meio, se sobrar algum de nós lá.
 Richard Bradley: Filosofia é 99% de reflexão crítica sobre qualquer coisa em que gostaria de estar interessado.  
Wendy Brown: A filosofia pergunta pelo sentido da vida. A filosofia pergunta sobre quem somos, o que podemos ser, como concebemos a nós mesmos e como até podemos pensar tais questões.
Allen Buchanan: Não penso que seja coisa qualquer, mas penso que geralmente ela envolva ser crítico e reflexivos sobre coisas que a maioria das pessoas aceita como certo.
John Campbell: Não acho que exista uma resposta geral à pergunta. O que mais me interessa é o que a ciência nos diz sobre nossa visão de mundo no senso comum. O que me inquieta é pensar duplamente em que, por um lado, nós só operamos acriticamente com nossa visão de mundo do senso comum, e então nós passamos a um modo científico. Penso que a ciência realmente desestabiliza nossa visão de mundo do senso comum. Compreender apenas onde o senso comum precisa “dar na cara” da ciência, onde o senso comum é consistente com a ciência e onde temos algum trabalho real em compreender como podem ambas estar corretas - isso é o que realmente me guia.
Clare Carlisle: Dizendo da maneira mais simples é sobre dar sentido a tudo isso... Nós nos encontramos em um mundo que não escolhemos. Há toda sorte de possíveis maneiras de interpretar isso e encontrar sentido no mundo e nas vidas que vivemos. Portanto a filosofia é sobre dar sentido à situação em que nos encontramos.
Tony Coady: Oh, bem, sou um filósofo analítico, portanto comprometido com a visão de que a filosofia envolve muito trabalho analítico: muita análise de conceitos. Mas penso que algumas pessoas acham que filosofia só envolva analisar conceitos e tornar claras as coisas. Elas também acham que você deva ter argumentos para tudo – é uma profissão muito argumentativa. Essas são todas características da filosofia. Mas a filosofia deve também objetivar fazer tipos de coisas um pouco mais sintéticas em larga escala. Filosofia deve estar preocupada com problemas relativos ao sentido da vida, problemas éticos e políticos, e deve escrutinizar as crenças básicas de nossa sociedade. A filosofia tem sido desde sempre uma espécie de ciência de pressuposições; mas não deveria apenas expô-las e dizer “lá estão elas”. Deveria dizer alguma coisa além sobre elas, o que pode ajudar as pessoas.  À medida que fico mais velho, fico mais convencido de que deveria haver mais imaginação na filosofia do que há. Em um estágio ela estava muito inteligente, mas também seca. Apesar de não almejar me tornar tão imaginativo quanto os vários filósofos pós-estruturalistas que valorizam tanto a imaginação que a análise e o argumento caem por terra, ainda penso que há algo em oferecer uma grande imagem das nossas circunstâncias, e penso que isso é algo que deveria ser encorajado na filosofia.
Tim Crane: Citando Wilfrid Sellars, filosofia é a tentativa de entender como as coisas, no sentido mais geral da palavra, coexistem no sentido mais geral da palavra.
Roger Crisp: Eu acho que é algo que se deve fazer para entender sua essência.
Don Cupit: A filosofia é pensamento crítico: tentar estar consciente de como o pensamento de alguém funciona, de todas as coisas que alguém toma como certo, da maneira na qual o pensamento próprio de alguém molda as coisas sobre as quais pensa.
Donna Dickenson: Filosofia é o que me foi dito durante meus estudos de graduação, que uma mulher não poderia fazer – por um eminente filósofo que é melhor permanecer anônimo. Mas para mim é a imagem da mutuca[2], a mutuca Socrática: recusar aceitar qualquer banalidade ou sabedoria aceita sem examiná-la.
John Dunn: Penso que costumava ser uma investigação sobre o que é verdadeiro e como as pessoas devem viver; está ainda distantemente relacionada a isso, mas eu diria que a distância está crescendo mais do que diminuindo.
Luciano Floridi: Filosofia é engenharia conceitual. Isso significa lidar com questões que estão abertas ao desacordo razoável e informado, através do fornecimento de novos conceitos que podem ser superados no futuro, caso uma solução mais econômica for encontrada – mas é uma questão de acordo racional.
Sebastian Gardner: Filosofia é a tentativa de unificar a razão teórica e a prática.
Raymond Geuss: Tenho medo de ter uma resposta muito inútil para a pergunta, porque é uma apenas uma resposta negativa. É a resposta que Friedrich Schlegel deu em seus Fragmentos do Athenaeum: filosofia é um modo de tentar ser um espírito sistemático sem possuir um sistema.
A.C. Grayling: A filosofia é investigação sobre todas as coisas que ainda não compreendemos apropriada e totalmente. Quando estamos apertados com um problema ou um grupo de problemas, podemos afastá-lo para uma ciência especial ou uma ciência social – embora aquelas ciências naturais e sociais tendam a acabar voltando como problemas filosóficos também – sendo tais problemas meio obscuros, meio mal formados, onde as questões são elas mesmas duvidosas, onde estamos espiando no escuro e não temos ainda uma boa ideia do que estamos fazendo. E isso é o que a filosofia é, é investigar principalmente o desconhecido.
Thomas Hurka: Filosofia é pensamento abstrato, guiado por princípios de lógica e ideais de precisão em pensamento e argumentação sobre as questões mais gerais envolvendo seres humanos e o mundo e nosso lugar no mundo.
Terence Irwin: Algumas pessoas disseram, e concordo com elas, que é argumentar de coisas que parecem perfeitamente óbvias para conclusões extremamente surpreendentes. Outras pessoas disseram que é um modo de tentar tornar claros os pressupostos básicos das reivindicações que tendemos a tomar por certas. Ambas são ideias razoavelmente boas sobre o que a filosofia tenta fazer.
Cris Janaway: Um...ah...essa é uma questão muito boa. Estou reagindo do modo típico que se esperaria que filósofos fizessem; eles geralmente não dão uma resposta, e as pessoas acham isso suspeito. Suponho que a filosofia seja a tentativa de fazer perguntas que parecem não levar a lugar nenhum – questões que sempre estarão lá.
Anthony Kenny: Filosofia é pensar tão claramente quanto possível sobre os conceitos mais fundamentais que penetram todas as disciplinas.
Chandran Kukathas: Meu entendimento da filosofia provavelmente deve mais a Michael Oakeshott do que a qualquer outro. Filosofia é uma tentativa de pensar sistematicamente sobre os pressupostos de um tópico dado; tentar entender aquele tópico em termos de conceitos que te deem um relato completo de algo. Então, por exemplo, para a extensão da filosofia que discute ética, ela tenta dar uma explicação sobre qual é a natureza da moralidade.  Ou para a extensão da filosofia que discute política, ela tenta dar uma explicação do que é política em termos de conceitos que deem sentido a esse fenômeno.
Will Kymlicka: Bem, estou em um departamento de filosofia, mas sempre fico pensando no quê, exatamente, eu tenho em comum com muitos de meus colegas, porque, para ser franco, eu não entendo os trabalhos deles em filosofia da linguagem ou metafísica. Há um certo elemento de contingência sobre o que permanece num departamento de filosofia. Filosofia costumava englobar Economia, e assim vai; e peças e pedaços se separaram, tornando-se disciplinas autônomas, o que restou foi somente o que restou, no lugar de algo coerente unindo-a. Eu penso em mim como um filósofo político; estou interessado na avaliação normativa da vida política e de instituições do estado. Isso está ligado de modo razoável e forte à filosofia moral. A Filosofia Moral, como Robert Nozick disse, estabelece os limites da filosofia política. 
Brian Leiter: Essa é uma questão difícil. Eu posso dizer-lhes o que a filosofia acadêmica é, e ela sustenta alguma relação com o que a filosofia tem sido historicamente. Isso é, a filosofia está preocupada com questões fundacionais ou fundamentais sobre a natureza de tudo mais que seres humanos fazem: como nós vivemos, como deveríamos viver, o que a arte é, o que sabemos, se sabemos alguma coisa, o que a ciência é, e assim por diante. Nesse sentido a filosofia é realmente a mais ampla de todas as disciplinas, até mesmo se não é, como Kant pensou, a rainha das ciências. Mas, uma vez que estávamos falando agora sobre Nietzsche, não podemos esquecer de que há uma concepção muito diferente de o que os filósofos são. Um filósofo para Nietzsche era um honorífico, referente à pessoa que cria ou legisla valor. É a pessoa que, tomando emprestada uma imagem de um dos meus colegas da Universidade de Chicago, Judge Richard Posner, é um empreendedor moral. É uma bela imagem. Trata-se de alguém que cria novas maneiras de avaliar coisas – o que é importante, o que é valioso – o que muda como toda uma cultura ou todo um povo entende aquelas coisas.
Jerrold Levinson: Oh, eu não sabia que vocês iriam me perguntar as questões realmente difíceis. Eu posso contar uma piada que diz o que é a filosofia. Um jovem está indo para um encontro romântico e pede ao seu pai um conselho: ‘Pai, estou muito nervoso, do que eu falarei nos intervalos de silêncio?’ O pai diz: ‘Olhe filho, existe o CFF: tem a comida, a família e a filosofia’. Então o filho diz: ‘Certo, eu me lembrarei disso.’ Ele vai para o encontro e está com a namorada no carro depois do jantar; e ocorre um daqueles silêncios e ele pensa ‘o que vou dizer? Meus dentes estão rangendo. Ah, vou lembrar-me do conselho do meu pai’: ‘Então Mary, você gosta de aspargos? ‘Bem, John, não gosto de aspargos. ‘Você tem irmãos, Mary?’ ‘Pra falar a verdade, John, não tenho irmãos’. ‘Bom, Mary, se tivesse um irmão ele gostaria de aspargos?’ Isso é filosofia.
M.M. McCabe: Pensar sobre o pensar.
Jeff McMahan: Posso apenas rir? Não tenho ideia do que seja a filosofia.
Ray Monk: Filosofia é a tentativa de compreender a nós mesmos e o mundo.
A.W. Moore: Fico muito pressionado a dizer, mas uma coisa que é certamente verdadeira é que “O que é filosofia?” é uma tremenda pergunta filosófica.
Alexander Nehamas: Não posso responder isso diretamente. Vou dizer como me tornei filósofo. Tornei-me filósofo porque eu queria ser capaz de falar sobre várias, várias coisas, de preferência com conhecimento, mas às vezes não a quantidade de conhecimento que seria necessário para ser um especialista naqueles assuntos. Ela permite fazer muitas coisas diferentes. E pluralidade e complexidade são muito, muito importantes para mim.
Alex Neill: Filosofia é o pensar que é obcecado com a clareza.
David Papineau: Filosofia é pensar duro sobre os problemas mais difíceis que existem. E vocês podem pensar que cientistas fazem isso também, mas há um certo tipo de questão que dificilmente pode ser resolvida adquirindo mais evidência empírica. Ela requer um desembaraçar-se de pressuposições: dar-se conta de que nosso pensamento é orientado por ideias que nem percebemos que possuímos. E isso é o que e é filosofia.
Anne Phillips: Agora vou rir. Filosofia para mim é um modo de pensar sobre dilemas e contradições. Eu não penso nela como um ter que ser abstraído do mundo real, ou ter que ser sobre problemas hipotéticos, mas quando quer que você esteja lidando com algo que seja um dilema real e razões há muito boas para ir por um caminho, e razões há muito boas para ir por outro, naquele momento eu penso que você precisa da filosofia.
Thomas Pogge: Eu penso a filosofia no sentido clássico de amor à sabedoria. Então a questão agora é ‘O que é sabedoria?’ e penso que sabedoria é entender o que realmente importa no mundo. E assim é como eu responderia às pessoas que dizem que o que eu faço não é realmente filosofia. Em meu ponto de vista o que realmente importa é a enorme injustiça que tem sido perpetuada sobre os pobres neste mundo. Acabamos de escutar da organização de comida e agricultura das Nações Unidas que pela primeira vez na história da humanidade há mais de um bilhão de pessoas cronicamente desnutridas. A metade mais pobre da humanidade tem 3 por cento da renda familiar global: a metade mais rica 97 por cento. Se a metade mais pobre tivesse 4 por cento da renda familiar global, eles não estariam nessa pobreza severa. E o que o filósofo pode fazer é somente dizer: ‘isso é algo que importa’.
Janet Radcliffe Richards: Considero filosofia como um modo de investigar mais que uma lista particular de matérias. Considero-a envolvendo o tipo de questões onde você não está tentando descobrir como suas ideias agarram-se ao mundo, se suas ideias são verdadeiras ou não, no sentido em que a ciência faz, porém mais como suas ideias coexistem juntas. Isso significa que questões filosóficas surgirão em muitas matérias. E se você não obteve treinamento filosófico, você pode até compreender mal a natureza de muitas daquelas questões.  Portanto é assim que eu prefiro pensar a filosofia – como um método, um tipo de investigação mais do que uma série particular de questões. Embora seja claro que há algumas questões que só podem ser respondidas por tal tipo de investigação.
Aaron Ridley: (Risos)
Ben Rogers: (Risos). Eu preciso voltar ao trabalho do dia.
Michael Sandel: Filosofia é refletir criticamente sobre como as coisas são. Isso inclui refletir criticamente sobre os arranjos sociais, políticos e econômicos. Isso sempre dá margem à possibilidade de que as coisas podem ser diferentes do que são. E melhor.
Julian Savulescu: Filosofia no meu ponto de vista é ganhar conhecimento através do uso da razão e de ferramentas conceituais, razão a priori, e refletir sobre si mesmo e o estado do mundo. Ela edifica as ciências empíricas, mas não é uma versão de ciência. É ganhar conhecimento através da reflexão racional. E na minha área, filosofia é sobre entender o que as pessoas devem fazer, que tipo de pessoa as pessoas devem ser, como as pessoas devem agir, refletindo racionalmente sobre os cursos de ação ou natureza dos seres humanos. Também penso que a filosofia deve encorajar as pessoas a ganhar conhecimento, e refletir e tentar buscar entender o mundo e eles mesmos através de suas capacidades como animais racionais.
Walter Sinnot-Armstrong: Filosofia é a procura por uma visão de mundo coerente e justificada. Os filósofos deveriam parar de olhar para pequenas questões no corredor de nossas vidas e tentar ver como as coisas se encaixam; como psicologia se encaixa com filosofia, como a mente se encaixa com o corpo, como valores estéticos se relacionam com justiça e valor econômico. Tais são grandes questões: como encaixamos os diferentes aspectos de nossas vidas? E é a isso que a filosofia deveria estar remetendo.
Barry Smith: Eu acho que é pensar fundamentalmente claramente e bem sobre a natureza da realidade e nosso lugar nela, para entender melhor o que ocorre à nossa volta, e o que é nossa contribuição para tal realidade, e seus efeitos sobre nós.
Robert Rowland Smith: Acho que o termo grego tem seu sentido exato; é um modo de amar o conhecimento.
Paul Snowdon: Filosofia é o nome que damos à coleção de questões que são de profundo interesse para nós e para as quais não há um jeito especialista de responder. As categorias em termos das quais elas são colocadas são do tipo que evitam que experimentos sejam realizados para respondê-las, de modo que somos impelidos novamente a responde-las na base de evidência que podemos acumular. Por exemplo, ‘Deus existe?’. Você não pode pegar a questão e enfiar num jaleco para fazer um experimento. A categoria ‘Deus’ não é uma categoria adequada para conduzir experimentos para determinar se há algo do tipo ou não. Como decidimos? Bem, nós simplesmente pesamos os argumentos a favor e contra a existência deste tipo de entidade. E esse é caráter geral das questões filosóficas. Existem valores? Existe alma? Existem dados sensoriais? E assim por diante. ‘Filosofia’ é o nome para o grupo de questões profundas e importantes para as quais não existe um simples caminho experimental de respondê-las, e ainda assim queremos saber as respostas.
Kate Soper: Penso que uma das mais importantes coisas que a filosofia tenta fazer é respeitar tanto a relatividade cultural quanto a historicidade de nossas ideias ao mesmo tempo em que destrincha o que pode ser mais trans-histórico, verdades transculturais.
Raymond Tallis: Uma das minhas definições favoritas vem de Wilfrid Sellars. É tentar ver como as coisas no mais amplo sentido coexistem no mais amplo sentido. E meu sonho de filosofia é tornar o universo mentalmente portátil, então, ao invés de ser possuído por ele, você o possuiria.
Tzvetan Todorov: Filosofia é uma matéria que todos os estudantes franceses precisam ter em sua última aula de ensino médio. E eles simplesmente a odeiam, pois não podem entender sobre o que trata a filosofia. Respondendo mais seriamente, filosofia é um modo de buscar sabedoria, de levar uma vida mais sábia. E eu assumo essa concepção de filosofia.
Keith Ward: Tenho uma aproximação tradicional, quase indiana para isso: penso que filosofia é a busca pela sabedoria, e isso inclui a sabedoria espiritual. Então isso significa questões sobre a natureza do Eu humano e a natureza da realidade, e como isso afetará sua vida na prática. E nesse sentido, embora eu tenha experienciado a filosofia de Oxford em sua maior intensidade, não sou definitivamente um filósofo da linguagem comum.
Jonathan Wolff: Bem, posso dizer como problemas filosóficos emergem na minha visão, que é quando duas diferentes noções do senso comum empurram para diferentes direções, e aí a filosofia começa. E eu suponho também considerar que tudo que reivindica ser filosofia, quando não puder ser relacionada a um problema anterior que a fez surgir daquela maneira, é vazia.




[1] Extraído do primeiro capítulo de EDMONDS, David and WARBURTON, Nigel. Philosophy bites. New York: Oxford University Press, 2010, pp. xiii-xxiv. Tradução de Tiago Luís Teixeira de Oliveira.
[2] Mosca que atormenta o gado e as pessoas. (N.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário