24 junho 2014

Voz que clama no deserto

Sempre me perguntei a razão pela qual João Batista tinha tanta importância na tradição católica. Acho que só agora me dou conta da força daquele sujeito que vivia no deserto, mas conseguia ver as contradições da sociedade de sua época.

João Batista era um profeta, um tipo de pessoa indesejável por falar o que pensa sem entrar em joguinhos políticos, sem intenção de agradar. Eu confesso que conheci muitas pessoas assim ao longo das minhas andanças. O que mais admiro nessas pessoas semelhantes a João Batista é a coragem...Coragem de dizer o que pensa, coragem de enfrentar os poderes instituídos, as autoridades, coragem de falar o politicamente incorreto quando isso parece ser só uma manobra política, e de exigir justiça. Enfim, coragem de dar a cara a tapa, pois há um preço enorme a pagar quando se apresenta abertamente uma ideia.   

Também já li textos "perigosos" de teólogos que, sem medo de retaliação, procuraram reconduzir o cristianismo ao seu centro, criticando dogmas engessados, instituições pesadas, falta de diálogo e exclusões das mais diversas que fazem com que o cristianismo apareça para os não cristãos como uma religião danosa ao ser humano. Vi muitos desses teólogos silenciados pela igreja...

O que será que João Batista hoje falaria para os cristãos? Fiz um exercício de imaginar o conteúdo de uma pregação atual:


- Vocês se dizem cristãos, invocam um "Pai-nosso", mas demonizam os praticantes de outras religiões, como se o Pai não fosse deles também. Na minha época os hereges eram os Samaritanos...Jesus disse pra fazer o que o samaritano fez...se vocês olharem bem, vão ver como vários ateus, agnósticos, espíritas, fiéis de religião afro-brasileiras são capazes de amar o próximo como Jesus pediu sem cultuar a Deus "do modo correto". 
- Vocês fazem procissões e marchas pra Jesus e gostariam de proibir a Parada Gay e a Marcha das Vadias. Nunca entenderam o significado da vida de Jesus. Ele não se importava de andar com os chamados "pecadores públicos", com as mulheres tidas por vagabundas. "Atire a primeira pedra", disse ele. Vocês atiram todos os dias...Votam em pessoas que querem retirar direitos dos homossexuais (direito de amar outra pessoa do mesmo sexo, direito de adotar e criar uma criança cuja perspectiva é bastante ruim), vocês não desejam uma sociedade em que a mulher seja capaz de fazer as próprias escolhas.
- Há um belo discurso de Jesus sobre os pobres, os desvalidos e como ele gostaria que seus seguidores cuidassem dos que possuem menos recursos. Ah, mas vocês, hipócritas, gritam contra cotas que visam incluir negros e indígenas, vocês reclamam quando os pobres recebem ajuda do governo, vocês pagam salários baixos e acham que é um absurdo a empregada viajar pra fora do país. Não apoiam os sem-teto, os sem-terra, acham que justiça social e distribuição de renda é coisa de "comunista"...nunca leram os Atos dos Apóstolos? Foi escrito bem antes de Marx...

- Pronto, já podem cortar minha cabeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário