19 agosto 2009

Dicionário de Filosofia online


Algumas vezes escuto de pessoas amigas e alunos sobre a dificuldade de entender filosofia. Já ouvi, inclusive, que meus artigos (estes listados na coluna do lado direito) são de difícil acesso. Em parte isso se deve ao fato de que muitos são trabalhos de graduação ou mestrado, versando sobre temas muito específicos e que demandam uma compreensão prévia de certos termos.


Por outro lado, creio que filosofia não deve ser um assunto de "iniciados" somente, mas deve ser uma prática corrente de todas as pessoas que concordam com a frase atribuída a Sócrates de que "uma vida não examinada não merece ser vivida". Afinal de contas, aspirar a sabedoria e aproximar-se amorosamente do saber é talvez uma das realizações humanas mais relevantes. Muito do que fazemos perde o sentido se não nos perguntarmos frequentemente por quê vivemos, como devemos orientar nossas ações, o que é o amor, a fé, a verdade...

Então, para facilitar a vida de quem não está habituado com os termos filosóficos e com as discussões dos principais filósofos, eu resolvi deixar um link que me agradou muito, tanto como pesquisador quanto como educador: um dicionário filosófico online:


Sugiro adicioná-lo aos favoritos e recorrer a esse site todas as vezes que pintar uma dúvida, quando for preciso esclarecer um termo ou quando, nas leituras feitas na internet, surgir o nome de algum filósofo com o qual se tem pouca familiaridade.

Boas consultas!!!!


6 comentários:

  1. Se a filosofia é uma prática que deveria ser levada em consideração no dia-a-dia, porque será que se usa tantos termos que estão anos-luz do entendimento da maioria das pessoas?

    A respeito do dicionário, eu achei interessante. Vou adicioná-lo à minha linha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medicina, a economia, o direito etc., também usam termos que estão muitos mais anos-luz do entendimento de quem não é médico ou economista ou jurista etc., e nem por isso as pessoas questionam se devem ser levadas em consideração no dia-a-dia.

      Excluir
    2. De fato, José Iran, a filosofia tem seus termos técnicos, mas isso não significa que não possam ser compreendidos pelos leigos. O objetivo de um dicionário como este é justamente tornar claros os conceitos filosóficos mais fundamentais. Ao contrário do direito ou da medicina, a filosofia não é uma profissão (nem uma ciência empiricamente verificável), mas uma atividade teórica que busca a verdade por meio de argumentos racionais e esta deve, a priori, ser compreendida por qualquer ouvinte racional.

      Excluir
  2. Um problema duplo, Filipe: 1) a filosofia ficou cada vez mais restrita ao mundo acadêmico, afastando-se de sua origem na praça pública (apesar de ser desde o início uma atividade aristocrática) e 2) Falta de uma verdadeira cultura de leitura no Brasil. Falta vocabulário, manejo da língua, discussões e reflexões significativas. Vejo ainda muita preguiça em qualquer leitura, quanto mais uma leitura exigente como são os textos de filosofia.

    ResponderExcluir
  3. Dicionários como esse são imprescindíveis a qualquer um que estude filosofia. Quando se estuda filosofia clássica ele serve como auxílio indispensável para que se entenda muitos conceitos em grego, como Pronóia, Kairós ou o tão conhecido Eudaimonía.

    Devo ainda concordar com sua opinião, Tiago: a filosofia é algo que tange primordialmente o universo acadêmico e há muito a "eklésia" já dela não participa. Certamente a filosofia não está diretamente vinculada aos pregadores cínicos, mas ainda assim é um relevante instrumento pedagógico e terapêutico.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Tiago pelo blog, muito bom!!!!

    ResponderExcluir